A História do Rádio



Nesta seção você conhecerá melhor a história e os principais fatos que marcaram o início de um dos mais importantes veículos de comunicação em massa: o Rádio.
Um dos primeiros modelos



A 24 de dezembro de 1906, Reginald Fessenden, inventor canadiano cujo trabalho se centrava em experiências pioneiras sobre a Rádio, realiza a primeira transmissão radiofónica em modulação AM.
A emissão consistiu na leitura de passagens da bíblia e num pequeno concerto de violino executado pelo próprio Reginald.

Nestes 105 anos muita coisa se passou no mundo da Rádio. Não pretendendo, neste texto, dar conta de toda a História da Rádio, parece-nos contudo fundamental lembrar a todas a importância que a Rádio teve para a aproximação dos povos e para a desconstrução da lógica do "outro".
Lembramos só o fenómeno das rádios piratas nos anos 80, em Portugal, que foram, na altura, os grandes veículos de informação alternativa.

Até que...as ondas electromagnéticas foram privatizadas!






Em 1896, o russo Aleksandr Popov (1859-1905) desenvolve a antena transmissora de sinais a pequenas distâncias e, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi tira patente de seu telégrafo sem fio, que transmite e capta sinais a até 100 m, considerado o primeiro rádio do mundo.
Somente em 1924 as primeiras transmissoras de imagens – contornos de objetos e, aos poucos, vagas fisionomias humanas – são realizadas, por John Logie Baird (1888-1946), na Inglaterra e por Charles Jenkins (1867-1934), nos EUA. Suas experiências se basearam nos estudos do inglês Willoughby Smith, em 1873, que comprovam a propriedade de o elemento químico selênio transforma a energia luminosa em energia elétrica.







O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição.







O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepçao do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert.
Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construçao deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisao necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusao em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3,120,606.






Você que é apaixonado por computadores, conseguiria imaginar o primeiro computador produzido no mundo, então imagine você adquirindo a primeira versão de um computador produzido por uma das mais conceituadas fábricas de computadores e notebooks.



Hoje em dia, apesar de se manterem as tradicionais emissoras de rádio, qualquer uma, desde sua casa, pode criar uma rádio online, utilizando a internet. Uma vantagem enorme se coloca em relação à forma tradicional da rádio, a possibilidade de chegar a todo o espaço terrestre.